“HOJE EU TENHO MINHA AUTOESTIMA DE VOLTA”, AFIRMA PACIENTE DA CASA DA MAMA DO HOSPITAL SÃO PAULO

“HOJE EU TENHO MINHA AUTOESTIMA DE VOLTA”, AFIRMA PACIENTE DA CASA DA MAMA DO HOSPITAL SÃO PAULO

Projeto Cereja utiliza a tatuagem como parte da reconstrução da mama de pacientes tratadas por câncer

Cuidar da saúde e também da autoestima de suas pacientes. Esse é o objetivo do ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo, conhecido como Casa da Mama, voltado para o atendimento de pacientes com câncer de mama. Em maio deste ano, a unidade iniciou um trabalho que busca devolver a autoestima a pacientes que passaram pelo processo de tratamento do câncer e de reconstrução da mama: o Projeto Cereja.

“Ele consiste na reconstrução da aréola da paciente por meio da tatuagem, uma medida que faz com que a mulher reconheça novamente sua mama, desenvolvendo sua confiança após um procedimento tão delicado. Como essa é a última etapa do processo, literalmente é a cereja do bolo”, afirma Simone Elias, Coordenadora do ambulatório.

Vitória Gomes de Souza, 46, é uma das pacientes que já concluíram o procedimento. “No início tive um pouco de medo, mas hoje tenho minha autoestima de volta”, diz. Em 2013, Vitória foi diagnosticada com câncer, iniciando seu tratamento e passando pela cirurgia de retirada de mama. Em junho deste ano, após ter a mama reconstruída, foi atendida no Projeto Cereja.  “A primeira sessão de micropigmentação foi em junho e o trabalho já foi finalizado. Ficou ótimo, com praticamente nenhuma diferença para o outro seio. Me sinto muito melhor”, diz.

A responsável por fazer a diferença na vida de Vitória e de outras pacientes o faz de forma voluntária. A esteticista especializada em micropigmentação Viviane Gabriella Batista decidiu dedicar parte de seu tempo à atividade após ajudar uma amiga que passou por essa situação. “Estive ao lado dela  em todas as etapas do tratamento. Quando foi sugerida a tatuagem para reconstruir a aréola, ela disse que apenas faria isso se eu realizasse o procedimento. E foi o que fiz. A partir daí resolvi ajudar outras pessoas, após ver o impacto desse ato na vida dessas mulheres”, afirma. Até o momento, cinco pacientes concluíram o procedimento.

Casa da Mama

O ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo, unidade vinculada à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), compreende unidades clínica e diagnóstica, com equipamentos de última geração, buscando promover o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. Com atendimento totalmente gratuito pelo SUS, a unidade realiza procedimentos diferenciados, como biópsia à vácuo, mais precisa para o caso de calcificações suspeitas na mamografia.

“Nosso sistema de atendimento visa otimizar o diagnóstico do câncer de mama, permitindo, na maioria das vezes, defini-lo no mesmo dia da consulta, agilizando o tratamento das pacientes”, complementa Simone.

Atualmente são realizados, em média, 1.000 atendimentos mensais, como consultas médicas, de fisioterapia e grupos de acolhimento com familiares. Ainda são feitas cerca de 500 mamografias, 100 biópsias e 25 cirurgias mensalmente.

A Casa da Mama do Hospital São Paulo fica na Rua Marselhesa, 249 – Vila Clementino. O agendamento de consultas é feito via Unidade Básica de Saúde (UBS) e as mamografias podem ser marcadas pessoalmente, bastando apenas ter o pedido médico e o cartão do SUS.

Outubro Rosa

Durante o Outubro Rosa – mês da conscientização sobre o câncer de mama, o ambulatório de Mastologia participará de vários mutirões de mamografia realizados em São Paulo por parceiros da instituição (como a GEHealthCare, OSCIP Américas Amigas e Instituto Avon), que disponibilizarão mamografias em carretas em pontos da capital paulista. Todos os casos que necessitarem de esclarecimento diagnóstico serão encaminhados para a Casa da Mama.

https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/1911-%E2%80%9Choje-eu-tenho-minha-autoestima-de-volta%E2%80%9D-afirma-paciente-da-casa-da-mama-do-hospital-sao-paulo

Viviane Gabriella Batista

Micropigmentação Paramédica de Aréola – Tatuagem de Aréola

Publicado por Viviane Gabriella Batista

Viviane Gabriella Batista, Paulistana, Empreendedora e Voluntária. Conheceu a Beleza e Estética desde cedo através do Salão de Beleza da Mãe, no qual enxergou a oportunidade de atuar ao cobrir os horários de ausência das demais funcionárias. Os atendimentos foram se profissionalizando, e com isso construiu sua própria carteira de clientes, especializou suas técnicas, e se encantou ainda mais pela área, fazendo com que após o encerramento das atividades do Salão da mãe, continuasse empreendendo sozinha na Capital. Durante os novos desafios como empreendedora, acumulou grande papel de mãe ainda na adolescência. Atravessava a capital e horas no transito para atender seus clientes, quando enxergou oportunidade de se especializar no nicho de sobrancelhas. Em 2011 foi convidada a compartilhar seus conhecimentos, e ministrou seu primeiro curso na cidade de Jaú, interior de São Paulo, curso este que foi um divisor de águas em sua carreira, abrindo seus horizontes para disseminar seus conhecimentos. Com este novo sonho, foi em busca de aprimoramento nos anos de 2012, 2014, 2015 e 2016 em Congressos de Miami (USA). Após retornar desta experiência inspiradora, iniciou suas atividades no SENAC Aclimação, ministrando os cursos de Técnicas de Depilação com Linha e Designer de Sobrancelhas, atuando com potenciais empresários da parceria com o Sebrae SP. Em 2012 alcançou a meta de ter seu próprio cantinho, o Espaço Sobrancelhas com Linha, na região de Pinheiros, no qual atende clientes que buscam por produtos naturais, hipoalérgicos e veganos (inovação no segmento), além de profissionais da área em busca de aperfeiçoamento. Atua como Empreendora Social, ajudando a transformar a realidade de outros futuros profissionais através de um projeto em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, dentro da comunidade de Paraisópolis. Reconhecida como a única micropigmentadora no Brasil com um projeto social dentro da Universidade Federal de SP – UNIFESP, onde em parceria com profissionais da área da saúde desenvolvem e acompanham estudos em pacientes que tiveram câncer de mama. Voluntária no Projeto Cereja na Casa da Mama como é chamado carinhosamente a Unidade de Mastologia. Foi homenageada em 2016 no Congresso de Estética em Miami pelo EHESB Enlace Hispano de Estetica Spa y Belleza sendo a única empreendedora área da Estética e Bem Estar a representar o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: